sábado, 28 de maio de 2011

AEROGRAFIA


Pistola de Pintura "Aerógrafo"

Neste video eu, Edilson, mostro as partes do aerógrafo com ação simples o qual a ação do ar controla a saída de tinta e a transporta, no aparelho com ação dupla a agulha controla a saída de tinta e o ar funciona apenas como veículo de transporte.
O ar que vai para o aerógrafo deve passar por um filtro processador de ar para tirar água e outras impurezas que tenham vindo do compreensor, para não prejudicar a pintura. A saída de ar do compreensor precisa estar controlada em 30 libras, para não prejudicar as peças do aerógrafo.


Manutenção do Aerógrafo 


Após usar o aerógrafo, limpe a caneca de tinta. No caso de tinta a base de água, coloque água na caneca e esguinche para limpar o interior do aparelho, se for a base de solvente coloque o solvente ao invez de água. Retire a luva e o espalhador (os bicos do aerógrafo) submergindo-os no liquido que está usando para limpeza do aerógrafo. Não coloque o corpo do aerógrafo dentro de solvente, pois este fato poderá danificar as vedações.
Para a durabilidade do aparelho é importante fazer a lubrificação da agulha com graxa, vaselina líquida ou óleo de máquina, logo após o uso.



Materiais de Apoio para Criação de Tabalhos em Aerografia

Na prática em sala de aula, eu mostrei o processo de criação de um rosto com referência a uma foto. Cada aluno criou seu trabalho de forma singular, utilizando para a construção do desenho e das máscaras (stencil) conhecimento já adquirido em sua vivência. Na aerografia é possível utilizar de diferentes meios como apoio para criação de trabalhos; pode ser uma régua para fazer uma forma reta, um molde com forma definida, uso do aparelho a mão livre buscando maior semelhança com a realidade, etc.


União entre Aerografia, Stencil e Letreiro Artesanal. 

Considero importante o uso do aerógrafo com molde para fazer detalhes em faixa publicitária, pois ele pode "dar vida a forma gráfica" fazendo com que o leitor sinta interesse pelo anúncio. 
A faixa que fiz no video abaixo não ficou com uma distribuição que considero desejável para o anúncio, foi feita assim porque as letras precisavam serem grandes para boa visualização do público distante da peça. No entanto serve para o exemplo que quero mostrar por ter sido utilizado para a feitura da peça publicitária; o aerógrafo, molde e pincel. 

Veja a união entre aerografia, stencil e letreiro artesanal.




Conhecendo a Cor Luz


A partir de uma onda do espectro eletromagnético os olhos enxergam a luz. Ao projetar esta luz sobre um corpo pode haver absorção ou transmissão de uma parte enquanto outra parte é refletida aos olhos que interpreta a quantidade de onda refletida como uma cor específica. As cores primárias neste sistema de cor são: vermelho, verde e azul. A sensação das outras cores é a mistura destas três cores.
A sigla que representa a cor luz é RGB, são iniciais de palavras do idioma inglês: vermelho, verde e azul.

Para produção de tinta, a matéria usada como pigmento possui  reflexão de ondas que causa sensação de cor específica. "Ou seja: a luz que reflete do pigmento é a cor que enxergamos". Na produção a matéria é moída finamente, ela não se dissolve quando misturada a líquidos que formam a tinta. "A reflexão das ondas que projetaram no pigmento causa a sensação de cor aos olhos".

Veja explicação sobre a percepção das cores formadas por luz no site da USP:


Cor Pigmento

Matiz é a cor em sua máxima intensidade. É também a variação de tonalidade obtido pela mistura de duas cores em sua máxima intensidade, sem mistura de pigmentos pretos ou brancos, formando novas cores.
As três cores primárias no círculo cromático, são pigmentos sem mistura: ciano, magenta e amarelo. Elas estão sinalizadas pelo triângulo branco . Através delas é possível obter todas as outras cores feitas com pigmento.

As cores secundárias são feitas com a mistura de duas cores primárias. Veja o exemplo: vermelho, verde, etc. (no círculo cromático as cores secundárias estão sinalizadas pelo triangulo cinza claro).

Cores terciárias são criadas com a mistura de uma cor secundária com uma primária. Ex. Laranja, roxo, etc (estão indicadas no círculo cromático pelo triângulo cinza escuro).

Com as cores neutras: branco e preto trabalha-se a luz e sombra em escala de cinza.

O sistema de cores formadas por pigmento é representado pelas letras CMYK, iniciais das cores ciano, magenta, amarelo e preto também do idioma inglês. Estas são as cores utilizadas para impressão de todas as outras cores do circulo cromático mais luz e sombra sobre superfície branca.

Para saber mais sobre cor pigmento, visite o site da USP:
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/cores/pagina2/harmo.html



Sequência de Cores em Aerografia


No video a seguir eu faço uma aerografia de paisagem mostrando a pintura na sequência de cores. Para fazê-la, eu usei como referência  uma imagem  fotográfica. No desenvolver do trabalho, eu mostro o processo de construção da imagem em aerografia e falo sobre as ações que estou desenvolvendo com  ênfase no uso das cores.




Aerografia figurativa à mão livre

Fiz essa aerografia em uma faixa para o dia dos namorados. Para pintar usei apenas a mão e o aerógrafo, não usei máscara ou qualquer outro meio para auxilio na pintura. Usando o aerógrafo à mão livre a pintura fica numa forma mais solta e menos "certinha". Quando você pinta usando moldes pra definir a pintura e deixá-la certa, ela pode mostrar mais a forma gráfica do que a realidade vista na natureza. Apesar que, a aerografia não precisa trabalhar apenas com fotos realísticas ou diretamente com formas gráficas pré-definidas, pode juntar as duas coisas. Veja o video abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário